segunda-feira, 23 de abril de 2012

ZARA HOME CHEGA AO BRASIL

Rede espanhola de moda inaugura loja de produtos voltados para a casa em São Paulo

          Divulgação
A marca de fast fashion se transformou em uma das queridinhas do mundo da moda e agora lança uma novidade que vai agradar aos brasileiros que gostam de decoração. A Zara vai abrir em São Paulo a primeira loja de produtos voltados para a casa da América Latina. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do grupo Inditex, controlador da rede espanhola. E a loja já tem até endereço certo: funcionará no Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, zona sul da capital paulista, assim que o empreendimento for inaugurado, em breve.

Nas prateleiras, o público encontrará produtos como louças, roupas de cama, mesa e banho, acessórios, copos e outras peças para a casa. A Zara Home já têm 310 lojas, espalhadas por 38 países. Pelas fotos do catálogo europeu, dá para ter uma ideia do que virá por aí quando a marca abrir suas portas. Confira:

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A primeira Zara Home da Amérlica Latina será inaugurada em São Paulo.
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A loja venderá louças, objetos de decoração e roupas de cama, mesa e banho.
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A loja abre suas portas junto com o Shopping JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo.
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Pelas peças do catálogo europeu, já dá para ter uma ideia do que vem por aí.
COMPREENDER O OUTRO
É ESSENCIAL PARA O DESIGNER DE INTERIORES

O primeiro número da recém-lançada revista Conceitual, da Associação Brasileira de Designers de Interiores, traz um artigo do arquiteto Jéthero Cardoso de Miranda que pode parecer, a princípio, raso para os profissionais que já atuam na área. Na verdade, o artigo se mostra de uma importância ímpar até mesmo para os veteranos do design de interiores. Por isso, este blog reproduz o texto. Com a palavra, o Sr. Jéthero Cardoso:


São várias as qualificações que um designer de interiores deve ter para exercer a profissão. A concepção e a execução de um projeto envolvem questões que vão, desde o universo artístico e suas subjetividades, até as mais sofisticadas tecnologias, passando por conhecimentos técnicos sobre os materiais e seus significados.


Projetar interiores não é apenas ornamentá-los. É adequar o ambiente ao usuário seguindo preceitos de normas técnicas; de conforto térmico, acústico e lumínico; da escolha acertada dos móveis, equipamentos e suas possibilidades; e da racionalidade e funcionalidade de todos os componentes. Ou seja, o projeto resulta de pesquisa, de experimentos estéticos que busquem a criação de ambientes inovadores, acolhedores e funcionais.

Mas, entre as qualificações imprescindíveis, uma merece mais atenção do que as outras. Todo designer de interiores deve ser um colecionador de amigos.

Esse profissional deve ser
um colecionador de amigos

Esse profissional mantém, por vezes, contato extremamente próximo com o cliente. E, para exercer o ofício, precisa respeitar e compreender os motivos, as escolhas, a cultura e as vontades do cliente. Tem que que compatibilizar orçamentos, executar obras, administrar pagamentos. Em resumo, ser um amigo confiável.

Nesse sentido, os futuros designers de interiores teriam que ter como primeira vocação gostar do ser humano.

O designer de interiores, através do
seu ofício, gera as condições de
onde pode emergir a felicidade

Projetar o espaço onde acontecerão os desdobramentos da vida de uma pessoa envolve aspectos que passam por dúvidas, escolhas, angústias, custos, desejos e sonhos. Por isso, projetar interiores é compreender o outro em sua totalidade, sem nenhum preconceito ou qualquer discriminação.

 
O exercício dessa profissão está intimamente relacionado com a existência humana e suas responsabilidades vão muito além dos aspectos técnicos e estéticos. O designer de interiores, através do seu ofício, gera as condições de onde pode emergir a felicidade.

Jéthero Cardoso de Miranda é arquiteto e designer de interiores; coordenador do Curso de Design de Interiores da Faculdade de Belas Artes de São Paulo; professor da disciplina de Processos Criativos. É autor de projetos de movéis residenciais para produção em escala industrial.
SÁBIAS PALAVRAS

O único e verdadeiro fracasso que um ser humano pode contabilizar em sua existência é o de se abster de fazer o que a necessidade indicar para cada momento.

Evidentemente, nem sempre conseguimos ser bem sucedidos, não importando quão eficientes tenhamos sido ou o tamanho da boa intenção com que tenhamos agido. Porém, só pelo fato de termos agido quando a necessidade surgiu, isso nos torna vitoriosos, independente de que o resultado não seja esperado.