EXPO DO VITRA DESIGN MUSEUM
NA FAAP
Você morre de vontade
de conhecer o Vitra Design Musem? Pois olha essa exposição, que acabou
de abrir no Museu de Arte Brasileira, na Faap. “Zoom: Design Italiano
e as Fotografias de Aldo e Marirosa Ballo” traz a São Paulo 75 objetos da
coleção do museu e mais de 300 fotografias selecionadas do acervo de Aldo e
Marirosa Ballo.
A dupla de fotógrafos
trabalho de 1953 a 1994, período que coincidiu com o auge do design italiano.
Nesta época, eles eram a os fotógrafos mais requisitada para capas de
revistas, campanhas publicitárias e artigos editoriais.
Além das fotos, a
mostra reúne diversas publicações originais, como livros, revistas e pôsteres e
trechos de filmes italianos. Praticamente todos os principais designers do
período estão representados – de Albini, Aulenti, Bellini e Castiglioni a
Colombo, Mendini, Pesce e Ponti, até Sarfatti, Sottsass e Superstudio.
O Vitra Design
Museum é reconhecido internacionalmente como uma das instituições que
mais contribui para a pesquisa e a disseminação popular do design. A expo vai
até 15 de julho. Imperdível!
Aldo e Marirosa Ballo
Fotos: divulgação
A EXPOSIÇÃO
Nenhum outro país é tão associado ao design de
qualidade quanto a Itália. Durante a segunda metade do século XX, uma diferente cultura de
design surge no país
a partir da colaboração criativa de empreendedores visionários
e designers inovadores. Uma grande variedade de revistas italianas com foco no
design de interiores surgiu no mercado de edição multilíngue e exerceu
essencial influência na imagem internacional do design italiano.
O trabalho
colaborativo de Aldo Ballo e Marirosa Toscani Ballo, entre o período de 1953 e
1994, coincidiu com o apogeu do design italiano e desde o início eles se
tornaram os dois fotógrafos de objetos mais requisitados para capas de
revistas, campanhas publicitárias e artigos editoriais.
Com curadoria de Mathias Schwartz-Clauss, em
colaboração com Marirosa Toscani Ballo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e o
Vitra Design Museum apresentam, a partir de 20 de maio, a exposição Zoom.
Design Italiano e a Fotografia de Aldo e Marirosa Ballo, que retrata
essa nova visão do design italiano e sua história.
A exposição reúne cerca de 300 fotografias
selecionadas entre as mais de 145 mil fotografias que compõem o acervo de Aldo
Ballo e Marirosa Ballo, numerosas publicações originais (livros, revistas e
pôsteres), trechos de filmes italianos e um estudo documentado das mostras mais
importantes sobre o assunto, que compõem um fascinante panorama dessa grand
epoch da história do design italiano. Ainda, apresenta uma seleção de 75
objetos da coleção do Vitra Design Museum, incluindo artefatos como o seating
landscape Safari do Archizoom, de 1968, e clássicos como o stereo
system Totem de Mario Bellini, de 1970. Praticamente todos os
principais designers do período estão representados – de Albini, Aulenti,
Bellini e Castiglioni a Colombo, Mendini, Pesce e Ponti, até Sarfatti, Sottsass
e Superstudio.
Além de exibir designs clássicos e lendários do
período, Zoom mostra o intenso diálogo entre objetos, mídia e
marketing, que inicialmente facilitou a disseminação desses designs.
Após sua apresentação no Vitra Design Museum, em
Weil am Rhein, Alemanha, Zoom entrou em tour internacional.
Pela primeira vez no Brasil, o público que visitar a exposição no Museu de Arte
de Brasileira da FAAP poderá fazer um passeio pela história de uma época, que
revela detalhes sutis dos processos criativos, a força da inovação e a poética
dos objetos.
O Vitra
Design Museum
é reconhecido internacionalmente como uma das instituições que mais contribuiu
para a pesquisa e a disseminação popular do design.
ALDO E MARIROSA BALLO
Aldo Ballo e Marirosa Toscani conheceram-se quando
estudavam na Accademia di Belle Arti di Brera, em Milão, no fim da década de
1940. Nascida em Milão em 1931, filha do conhecido repórter fotográfico Fedele
Toscani, Marirosa estudava belas artes; Aldo, nascido em 1928 na cidade
siciliana de Sciacca, era estudante de arquitetura. Quando o pai de Marirosa
sofre um acidente, ela deixa a Accademia em 1949 para ocupar o lugar dele em
sua agência fotográfica, a Rotofoto, voltando mais tarde para completar seus
estudos. Nesse meio-tempo, seu namorado Aldo, que ainda estava no programa de
arquitetura, adquire uma paixão por fotojornalismo e também começa a trabalhar
na Rotofoto.
Com o desejo de reposicionar seu trabalho num
contexto cultural e artístico, Aldo e Marirosa abrem seu primeiro estúdio
fotográfico, em janeiro de 1953, em um apartamento que dividem com amigos: um
designer gráfico e um pintor, na Via Setembrini. Após seu casamento, em
dezembro de 1953, os Ballo se mudam para um lugar só deles na Via Santa Croce –
um local que mais uma vez abarca múltiplos usos, servindo de residência,
estúdio e espaço de exibição. Entre seus primeiros clientes importantes estão a
companhia Pirelli, o conglomerado energético Eni e a cadeia de lojas La
Rinascente. Logo aparecem encomendas de novos periódicos de design e
arquitetura, como a Abitare e a Arianna – muitas vezes por meio de conexões com
amigos designers e arquitetos. Quando o estúdio alcança sua capacidade limite
em 1957, os Ballo mudam seu espaço profissional para um local
significativamente maior na Via Tristano Calco.
A fama do design italiano se estabelece durante as
três décadas seguintes e o Studio Ballo se torna epicentro dessa cena. Era o
lugar onde designers como Joe Colombo, Vico Magistretti, Enzo Mari e Ettore
Sottsass se encontravam com diretores de arte de proeminentes periódicos e onde
designers gráficos como Bob Noorda ou Massimo Vignelli encontravam os mais
importantes fabricantes da Itália – de Alessi a Zanotta. O espaço do estúdio é
ampliado mais uma vez em 1970, com a adição de um prédio de dois andares das
imediações. Em algumas épocas, os Ballo chegam a empregar mais de trinta
pessoas, incluindo fotógrafos aspirantes que eles treinavam por um período
mínimo de cinco anos.
A grande precisão que caracteriza o trabalho dos
Ballo se reflete também na forma cuidadosa e sistemática com que eles
compuseram seu arquivo; cada uma das fotos tiradas foi consecutivamente
numerada e cuidadosamente preservada. Hoje, o acervo é constituído por mais de
145 mil fotografias.
Após
a morte de Aldo Ballo em outubro de 1994, o estúdio foi desmontado. Marirosa
Toscani Ballo, ainda hoje, continua seu trabalho como fotógrafa. A oeuvre que
criou com Aldo Ballo entre 1953 e 1994 – que pode ser encontrada em diversas
publicações importantes de design italiano – foi objeto de uma retrospectiva,
em 2009, no Padiglione d’Arte Contemporaneo da Milan Furniture Fair.
ESPAÇO CENOGRÁFICO
SERVIÇO
Período: De 20 de maio
a 15 de julho 2012.
Horário: De terça a sexta, das 10h às 20h.
Sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h.
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP) -
Salão Cultural
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Agendamento de visitas educativas: (11)
3662.7200
Telefone: (11) 3662-7198
Entrada gratuita.