TELHADOS VERDES
Em Toronto, no Canadá, a prefeitura local planeja cobrir 75% dos prédios da cidade com vegetação
Para reduzir o calor nas grandes cidades, combater o efeito estufa e minimizar problemas como enchentes e transbordamento de esgotos, uma ideia vem sendo implementada com sucesso em alguns lugares do mundo: os telhados verdes, ou Green Roofs.
Basicamente, a ideia é plantar os mais diferentes tipos de vegetação na cobertutra dos edifícios.
Os telhados verdes, segundo estudos, melhoram em 30% as condições térmicas no interior dos prédios, além de diminuir a poluição nos congestionados centros urbanos, ajudar a manter constante a umidade relativa do ar e formar um microclima em torno.
E foi pensando nisso que a prefeitura de Toronto, no Canadá, criou um plano de estímulo a essa técnica. O objetivo é instalar telhados verdes em prédios já existentes e naqueles que serão construídos, com meta de alcançar de 50% a 75% de abrangência. Iniciativas privadas que aderem à causa são contempladas com incentivos fiscais.
Para reforçar a iniciativa da prefeitura, funcionários municipais desenvolvem, em parceria com técnicos dos fundos Atmosférico e Hidráulico de Toronto, um programa de reconhecimento dos benefícios causados pela implantação do sistema para a energia, a qualidade do ar e o clima na cidade.
Fonte: www.toronto.ca/greenroofs e revista Conceitual, da ABD
Nenhum comentário:
Postar um comentário