quarta-feira, 30 de maio de 2012


ILUMINAÇÃO E ILUSÃO NO ABAJUR ILLUSION
A equipe do escritório da arquiteta e designer de interiores Fernanda Marques pesquisou e achou essas luminárias. Eu também vi e as achei bárbaras. Além de ser um abajur, elas também são mesa e flutuam acima do chão. Não por acaso, foram batizadas de Illusion e desafiam nossa percepção de gravidade, dando um ar de mágica para o ambiente.

A luminária é fabricada pela norueguesa Northern Lighting e foi inspirada nas paisagens da Escandinávia. Super cool!


Fotos: Reprodução.

EXPO DO VITRA DESIGN MUSEUM
NA FAAP
Você morre de vontade de conhecer o Vitra Design Musem? Pois olha essa exposição, que acabou de abrir no Museu de Arte Brasileira, na Faap. “Zoom: Design Italiano e as Fotografias de Aldo e Marirosa Ballo” traz a São Paulo 75 objetos da coleção do museu e mais de 300 fotografias selecionadas do acervo de Aldo e Marirosa Ballo.

A dupla de fotógrafos trabalho de 1953 a 1994, período que coincidiu com o auge do design italiano. Nesta época, eles eram a os fotógrafos mais requisitada para capas de revistas, campanhas publicitárias e artigos editoriais.

Além das fotos, a mostra reúne diversas publicações originais, como livros, revistas e pôsteres e trechos de filmes italianos. Praticamente todos os principais designers do período estão representados – de Albini, Aulenti, Bellini e Castiglioni a Colombo, Mendini, Pesce e Ponti, até Sarfatti, Sottsass e Superstudio.

O Vitra Design Museum é reconhecido internacionalmente como uma das instituições que mais contribui para a pesquisa e a disseminação popular do design. A expo vai até 15 de julho. Imperdível!

Aldo e Marirosa Ballo
Fotos: divulgação

A EXPOSIÇÃO
Nenhum outro país é tão associado ao design de qualidade quanto a Itália. Durante a segunda metade do século XX, uma diferente cultura de design surge no país a partir da colaboração criativa de empreendedores visionários e designers inovadores. Uma grande variedade de revistas italianas com foco no design de interiores surgiu no mercado de edição multilíngue e exerceu essencial influência na imagem internacional do design italiano.

O trabalho colaborativo de Aldo Ballo e Marirosa Toscani Ballo, entre o período de 1953 e 1994, coincidiu com o apogeu do design italiano e desde o início eles se tornaram os dois fotógrafos de objetos mais requisitados para capas de revistas, campanhas publicitárias e artigos editoriais.
Com curadoria de Mathias Schwartz-Clauss, em colaboração com Marirosa Toscani Ballo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e o Vitra Design Museum apresentam, a partir de 20 de maio, a exposição Zoom. Design Italiano e a Fotografia de Aldo e Marirosa Ballo, que retrata essa nova visão do design italiano e sua história.
A exposição reúne cerca de 300 fotografias selecionadas entre as mais de 145 mil fotografias que compõem o acervo de Aldo Ballo e Marirosa Ballo, numerosas publicações originais (livros, revistas e pôsteres), trechos de filmes italianos e um estudo documentado das mostras mais importantes sobre o assunto, que compõem um fascinante panorama dessa grand epoch da história do design italiano. Ainda, apresenta uma seleção de 75 objetos da coleção do Vitra Design Museum, incluindo artefatos como o seating landscape Safari do Archizoom, de 1968, e clássicos como o stereo system Totem de Mario Bellini, de 1970. Praticamente todos os principais designers do período estão representados – de Albini, Aulenti, Bellini e Castiglioni a Colombo, Mendini, Pesce e Ponti, até Sarfatti, Sottsass e Superstudio.
Além de exibir designs clássicos e lendários do período, Zoom mostra o intenso diálogo entre objetos, mídia e marketing, que inicialmente facilitou a disseminação desses designs.
Após sua apresentação no Vitra Design Museum, em Weil am Rhein, Alemanha, Zoom entrou em tour internacional. Pela primeira vez no Brasil, o público que visitar a exposição no Museu de Arte de Brasileira da FAAP poderá fazer um passeio pela história de uma época, que revela detalhes sutis dos processos criativos, a força da inovação e a poética dos objetos.
O Vitra Design Museum é reconhecido internacionalmente como uma das instituições que mais contribuiu para a pesquisa e a disseminação popular do design.

























ALDO E MARIROSA BALLO
Aldo Ballo e Marirosa Toscani conheceram-se quando estudavam na Accademia di Belle Arti di Brera, em Milão, no fim da década de 1940. Nascida em Milão em 1931, filha do conhecido repórter fotográfico Fedele Toscani, Marirosa estudava belas artes; Aldo, nascido em 1928 na cidade siciliana de Sciacca, era estudante de arquitetura. Quando o pai de Marirosa sofre um acidente, ela deixa a Accademia em 1949 para ocupar o lugar dele em sua agência fotográfica, a Rotofoto, voltando mais tarde para completar seus estudos. Nesse meio-tempo, seu namorado Aldo, que ainda estava no programa de arquitetura, adquire uma paixão por fotojornalismo e também começa a trabalhar na Rotofoto.
Com o desejo de reposicionar seu trabalho num contexto cultural e artístico, Aldo e Marirosa abrem seu primeiro estúdio fotográfico, em janeiro de 1953, em um apartamento que dividem com amigos: um designer gráfico e um pintor, na Via Setembrini. Após seu casamento, em dezembro de 1953, os Ballo se mudam para um lugar só deles na Via Santa Croce – um local que mais uma vez abarca múltiplos usos, servindo de residência, estúdio e espaço de exibição. Entre seus primeiros clientes importantes estão a companhia Pirelli, o conglomerado energético Eni e a cadeia de lojas La Rinascente. Logo aparecem encomendas de novos periódicos de design e arquitetura, como a Abitare e a Arianna – muitas vezes por meio de conexões com amigos designers e arquitetos. Quando o estúdio alcança sua capacidade limite em 1957, os Ballo mudam seu espaço profissional para um local significativamente maior na Via Tristano Calco.
A fama do design italiano se estabelece durante as três décadas seguintes e o Studio Ballo se torna epicentro dessa cena. Era o lugar onde designers como Joe Colombo, Vico Magistretti, Enzo Mari e Ettore Sottsass se encontravam com diretores de arte de proeminentes periódicos e onde designers gráficos como Bob Noorda ou Massimo Vignelli encontravam os mais importantes fabricantes da Itália – de Alessi a Zanotta. O espaço do estúdio é ampliado mais uma vez em 1970, com a adição de um prédio de dois andares das imediações. Em algumas épocas, os Ballo chegam a empregar mais de trinta pessoas, incluindo fotógrafos aspirantes que eles treinavam por um período mínimo de cinco anos.
A grande precisão que caracteriza o trabalho dos Ballo se reflete também na forma cuidadosa e sistemática com que eles compuseram seu arquivo; cada uma das fotos tiradas foi consecutivamente numerada e cuidadosamente preservada. Hoje, o acervo é constituído por mais de 145 mil fotografias.

Após a morte de Aldo Ballo em outubro de 1994, o estúdio foi desmontado. Marirosa Toscani Ballo, ainda hoje, continua seu trabalho como fotógrafa. A oeuvre que criou com Aldo Ballo entre 1953 e 1994 – que pode ser encontrada em diversas publicações importantes de design italiano – foi objeto de uma retrospectiva, em 2009, no Padiglione d’Arte Contemporaneo da Milan Furniture Fair.

ESPAÇO CENOGRÁFICO









SERVIÇO
Período: De 20 de maio a 15 de julho 2012.
Horário: De terça a sexta, das 10h às 20h.
Sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h.
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP) - Salão Cultural
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662.7200
Telefone: (11) 3662-7198
Entrada gratuita.