quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CASA COR CAMPINAS 2012
 
Ambientes decorados em prédio Art Déco



Miúda, breve, mas com muito bom gosto espalhado por seus  2,7 mil metros quadrados de área útil e 36 ambientes, a Casa Cor Campinas deste ano adotou como tema o mundo da moda, do estilo e da tecnologia. Encerrada dia 2 de dezembro, na antiga sede na Cúria Metropolitana de Campinas, a mostra fez uma homenagem à modelo Gisele Bündchen.
 
A intenção foi representar um condomínio, com o térreo voltado à convivência, um andar intermediário com lofts e escritórios, e o último pavimento pensado como um apartamento.
 
Foram mais de 45 profissionais e projetos que privilegiaram os contrastes de estilos, exploraram a riqueza dos materiais naturais e apostaram na alta tecnologia.
 
Quem viu a antiga Cúria antes do início da mostra, como eu, deve ter pensado ser impossível transformar todo aquele lixo de construção, o caos que antecede o fim das obras,  em locais agradáveis de estar e ficar.

Pois foi isso o que aconteceu. Designers e arquitetos trabalharam duro para mostrar que, seja onde for, dá para fazer pequenos milagres. Eu mesma ,que tenho o design de interiores como o meu ganha-pão, me surpreendo constantemente com o trabalho desses profissionais, com o "nosso" trabalho.
 
Aqui, mostro alguns dos ambientes apresentados. O que apareceu muito? Madeira, cor e estampas, tudo junto, balanceados com cores neutras (o cinza, em várias tonalidades, está com tudo nesta estação - não, não, por favor nada a ver com o livro best-seller "50 Tons de Cinza", que, na minha opinião, é muito ruim).

Vamos ver os ambientes:
 
Entrada Monumental da Casa Cor e Alameda de Saída. Maria Amélia Pereira Botacini recepciona os visitantes com um projeto que valoriza os traços art déco do prédio. Para ambientar a área externa de 300 m², a arquiteta utilizou iluminação pontual, elementos assimétricos e materiais como argila, fibra de coco e porcelana.
 
O ambiente que mais me chamou a atenção foi a Suíte Master. Com projeto de Maycon Flamarion, Ana Paula Barros e Thiago Soares,  foge do convencional já no principal elemento da suíte: a cama tem a base formada pelo emaranhado de grandes fios emborrachados. A parede em tijolos desgastados dialoga com a poltrona de espaldar alto em capitonê e com outras releituras do clássico, mixando um pouco do estilo shabby chic. Outro contraste interessante está entre os materiais sofisticados e as peças garimpadas em caçambas e ferros-velhos. A atmosfera de sonho é complementada pela revoada de pássaros e a iluminação que vem das “nuvens”, feita pelo competentíssimo ligthing designer Thiago Soares  (em destaque na foto).
 
 
Átrio e Bilheteria. O design futurista se une a referências Arte Pop neste projeto de Rafaela de Almeida, Marcelo Hobeika, Ana Luísa Pereira Lima e Maurício Nakamoto. O ambiente expressa de que forma a tecnologia favorece a arquitetura, em lançamentos recentes em iluminação, móveis e revestimentos, como o papel de parede 3D.
 
Foyer e Banheiros Públicos. Através das cores neutras e de materiais com texturas, Carol Hidalgo e Marília Hidalgo transmitem elegância e aconchego. Poltronas garantem o conforto de quem passa por ali e admira as obras de arte. Os banheiros receberam um sistema automático que gera economia de água e sensores para reduzir o desperdício.
 
Mundo Infantil. Elementos gráficos e pinceladas de cor fazem do projeto de Luís Henrique Salvador um espaço interessante para as crianças. Os 35m² foram bem resolvidos graças a uma divisão inteligente, com cantinho para desenhar, jogar e outras brincadeiras. Todos os materiais utilizados são apropriados para o uso infantil e as formas priorizam a segurança. A iluminação é destaque, partindo do recorte no teto e de pontos estratégicos.
 
Ateliê do Arquiteto. Jacqueline Fumagalli traduz a criatividade dos arquitetos em um espaço de cores vibrantes e materiais alternativos, além de móveis assinados por grandes nomes, como Mies Van Der Rohe. O design é mesclado à sustentabilidade, presente em ideias como a lareira ecológica e o teto com caixas de papelão encapadas com jornal.
 
Loft da Modelo. A supermodelo deseja sofisticação, mas também muito conforto. Com essa premissa, Elaine Carvalho desenhou este loft de 61m², que enfatiza a alta tecnologia em recursos de luz, som e imagem. A TV, por exemplo, está escondida atrás de um móvel e aparece por controle remoto. As combinações são outro trunfo do projeto: a mistura de cinza, caramelo e amadeirado, além do mix de peças contemporâneas e vintage, garante personalidade.
 
Recepção e Ateliê do Estilista. Bete Marini, Emerson Freitas e Camila Peixoto de Almeida nos conduzem pelas maisons de moda da Paris do século 19 neste projeto, que ao mesmo tempo é inspirado na paleta de cores da próxima estação. O ambiente é repleto de referências em imagens, estampas e texturas, somados a uma iluminação tecnológica e peças de design. Destaque para o espelho, que em seu reflexo desconstrói a imagem icônica da Torre Eiffel.
 
 
Loft do Estilista. Bia Sartori apostou no mobiliário italiano, que sugere a personalidade glamourosa da estilista. As cores da ambientação são adocicadas e criam pontos de destaque, como a poltrona laranja, as almofadas cereja e a ilha com portas turquesa, que divide sala e cozinha. Materiais metalizados remetem à modernidade, jogando com o piso antiguinho. Mas não se engane: por trás do projeto despojado há a alta tecnologia, no acionamento automático de armários, áudio, vídeo e iluminação.
 
 
Home Office e Biblioteca da Arquiteta. A proposta de Celina Zapellini é diferente: trazer a família ao espaço corporativo. Para isso, investiu em atrativos tecnológicos, como a lousa interativa e a mirror screen (televisão que some do ambiente quando está desligada). Persianas, som e iluminação também são automatizados. Tudo isso para dar mais praticidade ao dia a dia e criar vários cenários ao espaço. O mobiliário em madeira aquece, complementado por objetos e fotografias.
 
Loft do Estudante. Tudo o que um estudante precisa é de conforto para ler e uma boa iluminação. Mas David Bastos foi além e trouxe estilo para o ambiente de 30m², inspirado nos antigos armazéns e sótãos de Nova Iorque, revitalizados para servir de moradia nos anos 70. O sofá (que também serve de cama) mistura listras descontraídas e o piso de madeira de reflorestamento deixa o loft mais acolhedor. Combinado ao aproveitamento da luz natural, afirma o conceito sustentável da proposta.
 
Studio da Editora de Moda. Branco, dourado e azul foram algumas cores marcantes do ano utilizadas por Beto Tozi neste studio. E não poderia ser diferente, já que ele é pensado para uma profissional antenada no mundo da moda. O espaço privilegia linhas delicadas, simetria, iluminação na medida - com aproveitamento da luz natural - e itens de personalidade, como o tapete vermelho e o móvel azul que abriga livros e objetos. Um galão com a marca Chanel é utilizado como mesa lateral.
 
Ante Sala e Lavabo. Andréa Aguiar aposta em tonalidades aconchegantes, iluminação indireta atrás do espelho e linhas retas para definir um layout elegante. O papel de parede traz uma gradação sutil de cores terrosas. Pouco aparentes, mas não menos importantes, são os elementos sustentáveis do ambiente: as torneiras eletrônicas evitam o desperdício de água e os rodapés são de isopor reciclado.
 
Living. Mariana Trinca Junqueira desenhou todo o mobiliário utilizado no projeto, aproveitando os 40,91m² para incluir algumas comodidades, como o espaço para degustar vinhos. A inspiração é clássica, mas os materiais utilizados (madeira, mármore, espelhos, poliuretano e tecidos ingleses) e a luminotécnica atualizam o ambiente ao estilo contemporâneo.
 
 
Sala de TV. Monocromático e sem excessos, o projeto de Carol Ludolf, Mário Scarabusci e Ney Laignier deixa sobressair o bom design das peças, a exemplo do móvel de TV planejado para abrigar eletrônicos, DVDs e livros. Carpete e tecidos naturais, como o linho, garantem o conforto.
 
Cozinha e Lavanderia. O ambiente de Adriana Consulin se destaca por transmitir a sensação de espaço externo. A cozinha traz uma bancada grande e solta e cores ousadas - como o amarelo e vermelho. As superfícies rústicas estão em equilíbrio com as texturas vitrificadas e com brilho.
 
Sala de Jantar. Os motivos gráficos e as cores do projeto de Aparecida Covolan são inspirados na famosa estampa zigzag da Missoni, ícone da moda contemporânea e também da decoração. O projeto foi concebido em simetria com um elemento central, criado pela arquiteta, em laca preta e verde, que faz uma releitura da estampa Missoni. Em primeiro plano, vem o pendente Dear Ingo, da Moooi.
 
Quarto dos Hóspedes. O azul Tiffany vem para tranquilizar e marcar os detalhes no projeto de Mariana Oliva, combinado com o marrom e o dourado. As peças de iluminação são de designers renomados, como Wagner Archella.
 
Sala Íntima. Beto Gallo transformou um lugar de passagem em sala íntima para descanso e lazer. As paredes recebem revestimentos ecológicos de grande apelo visual e o piso cerâmico imita madeira. A mesa tem base de cavaletes de bambu e a estante compacta reserva espaço para adega e vinhos.
 
Quarto da Filha. Uma garota de 18 anos, estudante de moda e apaixonada por criação foi a referência de Patrícia Forte e Vanessa Proença, que apostaram na paleta de cores jovial e em peças conceituais, como a cama no alto da escada. Foi aproveitando o pé-direito alto que os 26 m² se multiplicaram e garantiram as funções de dormitório, expositor de roupas, bancada de estudo e armários.
 
SPA e Fitness. Fabiano Hayasaki e Tania Hayasaki investiram em um design inovador para o espaço, revestido com telas metálicas douradas e com móveis em tela de aço dourado. O conceito vem para enaltecer o futebol e a carreira do jogador Marcelo Bordon, homenageado no projeto.
 
Sala de Imprensa. Angela Tasca concebeu um ambiente de 43,70 m² que preserva ao máximo a arquitetura existente, mas com a modernidade presente nos tecidos das poltronas, no mix de madeira trabalhada e artigos de decoração. Entre as cores adotadas, o verde merece destaque, servindo como referência para o restante da paleta de cores.
 
Espaço dos Aromas. Os aromas naturais dominam o ambiente assinado por Cecilia Ramirez, que também trouxe o verde e o lilás das flores para a cena. Cores suaves dominam os papéis de parede xadrez e listrado, além dos muitos vidrinhos de essências expostos no móvel sinuoso que abraça o espaço e confere movimento.
 
Espaço Festa Parque D. Pedrocaranda. Adriana Bellão seguiu uma linha intimista ao produzir um cenário para festas, eventos e coquetéis. O ambiente é inspirado em casas noturnas, com suas cores escuras e efeitos de iluminação automatizados. A entrada é um pequeno hall e em seguida surge um living amplo, com vários pufes, balcão e pista de dança. O mobiliário traz linhas retas e revestimentos modernos, que contrastam com duas poltronas Luiz XV laqueadas de preto.
 
Loft Design. Com um traço clean, Juliana Le Grazie contemplou grandes aberturas e a comunicação da área interna com a área externa no espaço, cujo diferencial está no steel frame - um tipo de construção seca, rápida, leve, sustentável e tecnológica. A arquitetura também se destaca pelo uso de materiais naturais, como tecidos e fibras, humanizando e aquecendo a fachada.
 
Capela. Herbert Carvente Faustino e Maxwell Geraldi pesquisaram a capela existente no antigo endereço da Cúria Metropolitana de Campinas, onde se realiza o evento, e incorporaram alguns elementos no atual projeto. Do altar destruído da capela do Hospital Casa de Saúde, os arquitetos tiraram o mármore para fazer o novo altar. O painel bizantino foi pintado pelo artista plástico Fernando dos Anjos e vem acompanhado de peças tradicionais, como os bancos de madeira, o lustre de cristal e as cortinas de veludo.
 
Banheiro dos Restaurantes. Martha Fonseca, Renata Goes e Giovana Goes desenvolveram o ambiente como a continuação da Temakeria, dialogando com algumas cores e ideias do espaço. Entraram em cena as telas metálicas no forro e os adesivos com temática de desenhos, bem como as cores vermelha e cinza. O mesmo padrão do papel de parede é seguido nos pufes, deixando o ambiente mais exclusivo.
 
Temakeria. Daniel Ghilardi tinha em mente um lounge ao projetar o espaço, que mescla o mobiliário convencional, todo em madeira, com móveis de fibra artificial, almofadas coloridas e outros objetos de decoração. O traço simples é característica oriental, assim como a paleta de cores mais contida, formada basicamente de cinza e vermelho.
 
Restaurante. Em 55 m², Daniele Guardini e Adriano Stancati tinham em mente a natureza e o outono, em um projeto cuja principal intenção é a serenidade. O piso de ladrilho hidráulico foi preservado e norteou a escolha dos tons utilizados. A parede e o pórtico de tela tensionada iluminada preenchem o restaurante, de maneira que a luz se espalha pelo espaço de maneira inusitada e agradável. As paredes foram revestidas com plaquetas de tijolo e os balcões são de quartzo tecnológico. No mobiliário, é a vez dos materiais naturais ou reaproveitados, como madeira, tecidos de algodão, linho, couro e ferro fundido.
 
Wine Bar. A proposta de Sonia Stecca e Mayara Stecca segue de perto o conceito de sustentabilidade em materiais naturais e reciclados, como fibras, tecidos e madeira de demolição. As garrafas são expostas de formas variadas, sempre valorizadas pela iluminação embutida nos móveis. Outro ponto alto são os painéis que trazem a temática em imagens preto e branco.

Pavilhão Slow Design - Num cubo de vidro de 25m2, o visitante é convidado a atravessar uma passarela de concreto ladeada por espelhos d'água. Tudo ao som de um piano minimalista. Parte desse clima surpreendente é devido aos painéis de MDF recortado, que ficam colados na face interna dos vidros: com a incidência de luz, os desenhos geométricos formam um lindo efeito rendado sobre as superfícies."Quis mostrar que o cotidiano pode ser diferente", conta o arquiteto Otto Felix, autor do projeto.
 
 
Loja e Lounge de Saída. Fabio Antonio Colussi revisita os anos 50 neste ambiente de 40 m², utilizando móveis originais da época. Para ressaltar o design e as cores, o pano de fundo vem discreto, nos tons de concreto. Luminárias de LED atuam na exposição dos produtos da loja, enquanto os quadros de neon realçam as obras de arte.


Fonte: Casa Cor Campinas, site dos designers e arquitetos, revista Casa Cláudia.