terça-feira, 14 de agosto de 2012

JARDINS NAS ALTURAS

Tudo aquilo que você queria saber sobre telhados verdes e não tinha coragem de perguntar

Texto de Frank Siciliano*, para a revista "Conceitual", da ABD

O Telhado verde traz vários benefícios para a edificação e o seu entorno. Além de evidente aspecto estético, tem importantes vantagens práticas:

1- É poderoso isolante térmico, por proteger o pavimento inferior da insolação e criar um ambiente agradável. Também contribui na impermeabilização da cobertura, ao evitar dilatações, retrações e vazamentos.

2- Retarda a descida da água da chuva para as redes pluviais, evitando a sobrecarga e alagamento dos sistemas.

3- Contribui para diminuir as "ilhas de calor" provocadas pelo aumento da temperatura ambiente em regiões de pouca vegetação e muito pavimentadas.


BEIRUT WONDER FOREST - Beirute prova que projetos verdes são viáveis em qualquer cidade, mesmo as problemáticas. A imensa capital do Líbano, em área verde, tem apenas 0,8 metros quadrados por pessoa, bem abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12 metros quadrados por pessoa. Mas, um projeto de lei transformará a cidade, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, na primeira do mundo com a obrigatoriedade de plantar jardins nas coberturas de prédios -- como solução imediata para esse grave problema ambiental. As imagens, feitas pelo StudioInvisible, simulam a aparência de Beirute com os jardins. Veja mais em www.studioinvisible.org

Importante saber que o telhado verde não elimina a cobertura impermeabilizada, que deve ser apoiada em laje ou telhas. Essa execução pode ser feita de diversas formas: jardins suspensos, sistemas industrializados ou modulares.



Os jardins suspensos são recomendados em obras onde ocorram maior sobrecarga na laje. Exigem também mais altura para contemplar o sistema com drenagem sub-superficial, quantidade maior de terra e de vegetação. Essa modalidade apresenta a vantagem de manter espécies de maior porte.

Os sistemas industrializados contam com tecnologia avançada, rapidez na instalação e maior adaptabilidade na implantação de reformas, porque apresentam pouca sobrecarga à cobertura existente. São compostos por manta anti-raízes que protege a impermeabilização ou a cobertura, mais uma bandeja que armazena a água de chuva até que escoe pelo sistema de drenagem (ou que sejam utilizadas nas plantas).
brevivem
Sobre a plataforma é colocada a manta, que serve de filtro e de suporte para o substrato em que será plantada a vegetação.

Por fim, é instalada uma armação plástica para estruturar, além de reter terra e plantas em planos inclinados que evitem o pisoteio.

Todo esse sistema tem apenas 5cm de altura e pesa aproximadamente 60 quilos por metro quadrado. A montagem de uma cobertura de 200 metros quadrados, por exemplo, não demora mais que um dia de trabalho.

A manutenção desse sistema é fácil e depende das espécies escolhidas. Há plantas que sobrevivem com pouca água por muito tempo e utilizam água das bandejas de retenção, apresentando crescimento limitado pela quantidade reduzida de substrato.

O custo da instalação de telhados verdes varia de acordo com o modelo e as plantas escolhidas, de R$ 100 a R$ 200 o metro quadrado. Esses custos se tornam atraentes ao se considerar a eliminação de isolantes térmicos na cobertura e a economia de energia por não-utilização de ar-condicionado nos ambientes.

Ilustração mostra como seria o centro de São Paulo com cobertura verde

*Frank Siciliano é arquiteto da Todescan Siciliano Arquitetura (tsarq.com).


TELHADOS VERDES

Em Toronto, no Canadá, a prefeitura local planeja cobrir 75% dos prédios da cidade com vegetação


Para reduzir o calor nas grandes cidades, combater o efeito estufa e minimizar problemas como enchentes e transbordamento de esgotos, uma ideia vem sendo implementada com sucesso em alguns lugares do mundo: os telhados verdes, ou Green Roofs.

Basicamente, a ideia é plantar os mais diferentes tipos de vegetação na cobertutra dos edifícios.

Os telhados verdes, segundo estudos, melhoram em 30% as condições térmicas no interior dos prédios, além de diminuir a poluição nos congestionados centros urbanos, ajudar a manter constante a umidade relativa do ar e formar um microclima em torno.

E foi pensando nisso que a prefeitura de Toronto, no Canadá, criou um plano de estímulo a essa técnica. O objetivo é instalar telhados verdes em prédios já existentes e naqueles que serão construídos, com meta de alcançar de 50% a 75% de abrangência. Iniciativas privadas que aderem à causa são contempladas com incentivos fiscais.

Para reforçar a iniciativa da prefeitura, funcionários municipais desenvolvem, em parceria com técnicos dos fundos Atmosférico e Hidráulico de Toronto, um programa de reconhecimento dos benefícios causados pela implantação do sistema para a energia, a qualidade do ar e o clima na cidade.

Fonte: www.toronto.ca/greenroofs e revista Conceitual, da ABD




 
FLORESTA VERTICAL

Em Milão, Itália, dois prédios residenciais têm árvores plantadas nas varandas dos apartamentos



Projeto ambicioso e inovador. E o legal é que não se trata apenas de uma ideia possível, mas já colocada em prática. O Bosco Verticale, em construção no bairro de Isola, em Milão, faz parte do plano urbanístico BioMilano. A proposta é criar um cinturão verde ao redor da cidade italiana e restaurar 60 fazendas, abandonadas na periferia, para uso da população.

O Bosco Verticale tem duas torres residenciais: uma com 110 metros de altura e outra com 76 metros. A maior diferença desse projeto (em relação a outros que têm a sustentabilidade como objetivo) são as varandas dos apartamentos com árvores e outras espécies de plantas.

Segundo Stefano Boeri, arquiteto do projeto, será a primeira floresta vertical do planeta.

"Essa proposta de reflorestamento metropolitano contribui para a regeneração do ambiente e da biodiversidade. As 900 árvores e outros tipos de vegetação criam um microclima. A diversidade das plantas produz umidade, absorve CO2 e partículas sujas, e proteje da radiação e da poluição acústica, promovendo melhor qualidade de vida e armazenamento de energia."

VARANDAS VERDES
Modo de trazer o verde de volta às cidades, prédios com árvores e plantas são tendência na arquitetura. Só a vegetação do Bosco Verticale ocuparia uma área de 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol.


No verão, as árvores sombreiam as janelas e filtram a poeira da cidade; no inverno, o sol brilha através dos ramos ressecados. Os dois prédios contam com tecnologia que recupera e produz energia, ao mesmo tempo que filtra a poluição do ar. Também têm sistemas de energia eólica e fotovoltaica para aumentar o grau de autossuficieência energética. E a irrigação é feita com o reaproveitamento da água produzida pelos edifícios.






Fonte: www.stefanoboeriarchitetti.net e revista Conceitual, da ABD.