sexta-feira, 20 de abril de 2012

JARDINS CRIATIVOS

Todo mundo sabe: plantas e flores dão vida a qualquer espaço. Se você gosta de ambientes verdes confira dez dicas para deixar seu jardim nada secreto. Quem for criativo consegue aplicar algumas dessas ideias dentro de casa também.

Vasos? Sim, vasos!

Fonte: gecko.blog

ARQUITETURA BACANA

Imagens: BIG - Bjarke Ingels Group

Quando concluída, a torre de uso misto projetada pelo escritório dinamarquês BIG – Bjarke Ingels Group será o quarto edifício mais alto de Vancouver, no Canadá. Seus 150 metros de altura abrigarão 600 unidades residenciais, organizadas em 49 andares, além de espaços comerciais e de varejo.

Nomeada Beach & Howe em homenagem a sua localização na esquina da Beach & Howe, ao lado da ponte Granville Street, a torre se posicionará sobre um pódio base de nove andares, exatamente onde ficarão os espaços comerciais e de varejo.
Já a complexa e diferente forma da torre se justifica na tentativa de otimizar as condições para os seus futuros habitantes, tanto no ar quanto no nível da rua. Na base, o primeiro ponto a condicionar o início da torre é um recuo de 30 metros da ponte de Granville, a fim de que as janelas e varandas do edifício não fiquem de cara para o pesado tráfego e barulho da ponte, outro ponto importante era garantir iluminação natural para um parque adjacente a torre, que a limita no extremo sul, o resultado é a ocupação do terreno em forma de um triângulo.
À este triângulo somam-se mais três construções triangulares. Além de mais espaços comerciais, os telhados e terraços verdes inclinados sobre estas estruturas garantem uma melhor vista a partir da Ponte Granville e das unidades residenciais – e mais espaço verde!

O escritório dinamarquês BIG foi convidado a criar o projeto pelo desenvolvedor imobiliário local Westbank, mas, para chegar ao esquema contou com a parceria dos escritórios Dialog, Cobalto, PFS, Buro Happold, Glotman Simpson e do arquiteto local James Cheng.
“Reunimos os melhores talentos disponíveis em Vancouver e na Europa para criar um projeto verdadeiramente de classe mundial, que vai enriquecer não apenas o bairro, mas também a cidade e sua busca para se tornar uma cidade criativa, sustentável e acessível. Arquitetonicamente, a torre Beach e Howe vai introduzir uma nova tipologia para o horizonte de Vancouver e criar uma porta de entrada para o centro de Vancouver”, disse Ian Gillespie, presidente do Westbank.
Com uma arquitetura diferente, a torre deve marcar a entrada do centro de Vancouver, formando um portal de boas-vindas à cidade, enquanto adiciona uma estrutura única ao horizonte de Vancouver.
O trabalho na torre está previsto para começar no próximo ano e, a partir de então, deve ser concluído em três anos.

O parceiro de BIG Buro Happold, que também está trabalhando no projeto, disse que a inspiração da torre veio do Flatiron Building, em Nova York.

Beach and Howe St.
Arquitetura BIG – Bjarke Ingels Group
Escritórios colaboradores Dialog, Cobalt Engineering, Phillips Farevaag Smallenberg Urban Design, Buro Happold, Glotman Simpson, James KM Cheng Architects
Arquitetos responsáveis Bjarke Ingels e Thomas Christoffersen
Coordenador do projeto Agustin Perez-Torres
Equipe Julianne Gola, Marcella Martinez, Chris Malcolm, Karol Borkowski, Michael Taylor, Alina Tamosiunaite, David Brown, Tobias Hjortdal, Alexandra Gustafson


Local Vancouver, Canadá
Área 60.670 m²
Ano 2012

Fonte: Arq!Bacana