sexta-feira, 20 de abril de 2012

ARQUITETURA BACANA

Imagens: BIG - Bjarke Ingels Group

Quando concluída, a torre de uso misto projetada pelo escritório dinamarquês BIG – Bjarke Ingels Group será o quarto edifício mais alto de Vancouver, no Canadá. Seus 150 metros de altura abrigarão 600 unidades residenciais, organizadas em 49 andares, além de espaços comerciais e de varejo.

Nomeada Beach & Howe em homenagem a sua localização na esquina da Beach & Howe, ao lado da ponte Granville Street, a torre se posicionará sobre um pódio base de nove andares, exatamente onde ficarão os espaços comerciais e de varejo.
Já a complexa e diferente forma da torre se justifica na tentativa de otimizar as condições para os seus futuros habitantes, tanto no ar quanto no nível da rua. Na base, o primeiro ponto a condicionar o início da torre é um recuo de 30 metros da ponte de Granville, a fim de que as janelas e varandas do edifício não fiquem de cara para o pesado tráfego e barulho da ponte, outro ponto importante era garantir iluminação natural para um parque adjacente a torre, que a limita no extremo sul, o resultado é a ocupação do terreno em forma de um triângulo.
À este triângulo somam-se mais três construções triangulares. Além de mais espaços comerciais, os telhados e terraços verdes inclinados sobre estas estruturas garantem uma melhor vista a partir da Ponte Granville e das unidades residenciais – e mais espaço verde!

O escritório dinamarquês BIG foi convidado a criar o projeto pelo desenvolvedor imobiliário local Westbank, mas, para chegar ao esquema contou com a parceria dos escritórios Dialog, Cobalto, PFS, Buro Happold, Glotman Simpson e do arquiteto local James Cheng.
“Reunimos os melhores talentos disponíveis em Vancouver e na Europa para criar um projeto verdadeiramente de classe mundial, que vai enriquecer não apenas o bairro, mas também a cidade e sua busca para se tornar uma cidade criativa, sustentável e acessível. Arquitetonicamente, a torre Beach e Howe vai introduzir uma nova tipologia para o horizonte de Vancouver e criar uma porta de entrada para o centro de Vancouver”, disse Ian Gillespie, presidente do Westbank.
Com uma arquitetura diferente, a torre deve marcar a entrada do centro de Vancouver, formando um portal de boas-vindas à cidade, enquanto adiciona uma estrutura única ao horizonte de Vancouver.
O trabalho na torre está previsto para começar no próximo ano e, a partir de então, deve ser concluído em três anos.

O parceiro de BIG Buro Happold, que também está trabalhando no projeto, disse que a inspiração da torre veio do Flatiron Building, em Nova York.

Beach and Howe St.
Arquitetura BIG – Bjarke Ingels Group
Escritórios colaboradores Dialog, Cobalt Engineering, Phillips Farevaag Smallenberg Urban Design, Buro Happold, Glotman Simpson, James KM Cheng Architects
Arquitetos responsáveis Bjarke Ingels e Thomas Christoffersen
Coordenador do projeto Agustin Perez-Torres
Equipe Julianne Gola, Marcella Martinez, Chris Malcolm, Karol Borkowski, Michael Taylor, Alina Tamosiunaite, David Brown, Tobias Hjortdal, Alexandra Gustafson


Local Vancouver, Canadá
Área 60.670 m²
Ano 2012

Fonte: Arq!Bacana

Nenhum comentário:

Postar um comentário