sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O QUE HÁ DE NOVO EM ESCRITÓRIOS CORPORATIVOS

Casa Office 2012 mostra o conceito dos novos
ambientes de trabalho no Brasil
 

Pequenos, sisudões, sufocantes, bagunçados, compartimentados, carentes de infra-estrutura básica para receber telefones, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Escritórios assim ainda existem, infelizmente, mas a tendência é que tudo mude. E para muito melhor. Na verdade, melhor do que qualquer um de nós podemos imaginar. A Casa Office 2012, mostra organizada pelo Grupo Casa Cor, apresenta as novas tendências de design e arquitetura para escritórios de todos os tipos.
 
Em sua quinta edição, a mostra aconteceu no Cidade Jardim Corporate Center, conjunto residencial e comercial de última geração localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo. O evento abriu suas portas dia 26 de novembro e encerrou dia 9 de dezembro.
 
Treze arquitetos de renome criaram dez espaços singulares visando o jeito contemporâneo de trabalhar. E, no fundo, não é muito diferente das tendências que vemos em residências: ambientes abertos, livres de divisórias, coloridos, áreas de integração e descompressão. E, por que não, mais descontraídos e propícios à inovação.
 
Tecnologia de ponta e grande preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade também se mostram pontos altos nos projetos apresentados. Vejamos:
 
Casa Aberta - O home office de 185m² da arquiteta Betty Birger foi pensado como uma casa. Ele combina o aconchego doméstico e a eficiência de um ambiente corporativo em seu formato flexível, que permite reconfigurar a mobília de acordo com as necessidades. Um exemplo é o móvel entre a cozinha e o living, que serve de apoio, espaço de armazenamento e superfície de trabalho. O quarto em forma de cubo, sobre rodinhas, pode ser transportado de um lado para outro.
 
 Casa Aberta

 Casa Aberta
Casa Aberta. O projeto permite aumentar ou diminuir o tamanho dos cômodos, que estão todos integrados, inclusive o quarto.
 
Espaço Camaleão - Com 410m² livres e inspiração no mimetismo dos camaleões, o projeto de Moema Wertheimer sugere um escritório alternativo e colaborativo, seguindo o conceito global dos dynamic workspaces. Áreas lúdicas (incluindo um balanço e uma rede da Casual Móveis) e salas versáteis se revezam com fluidez, cultivando eficiência e integração sem perder a privacidade. Daí as poltronas de encosto alto. Móveis de design da Decameron e da Novo Ambiente criam um resultado despojado, enquanto o piso mescla carpete, grama e vinílico. Outro aspecto importante é a ausência de paredes rígidas - a aposta é nos biombos Nöoma e C.O.D, em painéis tensionados em lycra e na parede removível iluminada. Da Hunter Douglas, veio a persiana Parametre com estampa mega preta, que também divide ambientes.
 
 Mais duas fotos (em cima e embaixo) do Espaço Camaleão
 


Arquitetura Global - As trocas de conhecimentos alimentam a proposta da RoccoVidal P+W, identificada com os avanços da internet e do compartilhamento de informações. O ambiente de 210m² é aberto e participativo, desenvolvido com recursos sustentáveis, como a caixa forrada com material de tapumes, lâmpadas econômicas de LED, tintas ecológicas, carpete certificado e poucas divisórias verticais para favorecer a luz natural. A novidade fica por conta da linha de móveis para escritórios da Haworth, inédita no Brasil, com poltronas e outros mobiliários para escritórios com estilo mais ousado. Cores vivas mescladas a texturas mais sóbrias com tons de cinza, vermelho e branco dão o acabamento final.
 Outras duas fotos do ambiente Arquitetura Global

Arquitetura de Sabores: Gastronomia e Cultura - Em 210m², Marcio Mazza apresenta a possibilidade de convivência de duas atividades em um espaço funcional: gastronomia e escritório. O projeto é direcionado a um casal de chefs de cozinha que realiza várias atividades ligadas ao universo gourmet, de consultorias à edição de revistas. O projeto integra recepção, cozinha, mini-horta e biblioteca, tudo em paredes, incluindo um ambiente em uma caixa de vidro que se desloca sobre rodinhas. As tonalidades de preto, cinza e branco ganham o apelo sensorial das cores dos temperos, como ocre e vermelho.
 Arquitetura de Sabores
 Arquitetura de Sabores
Arquitetura de Sabores
 
Bank - Ideal para um banco de investimentos, o espaço assinado por Fernanda Marques é um dos maiores da Casa Office, com 568m², e inova ao seguir uma linha nobre. Divisórias de vidro definem os setores internos mantendo a integração, e áreas específicas no piso são delimitadas pela paginação em mármore. Boa parte do mobiliário é de madeira de reflorestamento. O balcão da recepção traz um design multifacetado, pouco convencional. Ele é uma das peças de destaque, ao lado da poltrona Chifruda, de Sergio Rodrigues.
 Bank
 Bank
 
Incubadora de Ideias - O diferencial do projeto é o uso inusitado do polipropileno, material presente nas pastas de arquivo aplicado como elemento de layout. Com ele, no ambiente de 185m² concebido pela Andrade Azevedo Arquitetura Corporativa, foram criados casulos que garantem privacidade e concentração, seja individual ou de forma colaborativa. Na área de tecnologia, destaque para a estação de teleconferência e a área fora do open space, que permite o encontro das pessoas de diversos departamentos. O espírito descontraído é acentuado pela cartela de cores: azul, verde, laranja e vermelho, sobre base cinza.
 
 Incubadora de Ideias
 Incubadora de Ideias
Incubadora de Ideias
 
AW Connect - O escritório Athié|Wohnrath mostra como um espaço flexível e conectado pode consolidar a cultura e a estratégia da empresa, inspirado na proposta editorial da revista INFO. O layout de 600m² é livre de divisórias: da sala de reuniões, por exemplo, é possível acompanhar o que acontece nos demais departamentos. Ao mesmo tempo, foram criadas áreas de pesquisa e trabalho concentrados, assim como um espaço chamado phone both, que permite ligações privativas e conferências. O piso em madeira da Fort Corporativo interliga todas as áreas. A decoração é da Tok Stok. A tecnologia garante a mobilidade e a integração entre as pessoas, presente em recursos como o painel interativo que permite postagens de comentários e outras interações via redes sociais.

 AW Connect
 AW Connect
 AW Connect
AW Connect
 

Espaço X5- Um executivo apaixonado pela cultura chinesa inspirou o ambiente de Fernando Brandão, com 205m². O clima aconchegante vem das paredes revestidas, das cortinas de seda e da cor vermelha, presente inclusive na paginação do piso, em carpete e pastilhas. Destaque para a divisória orgânica em lycra, que desempenha as funções de iluminar, dividir e integrar os espaços. Outro elemento que marca o projeto é o dragão, símbolo sagrado do país, feito em marcenaria e serralheria.
 
Espaço X5
 
C.R Concept - O projeto de Carlos Rossi foi concebido em menos de um mês e traz um conceito de trabalho diferenciado, minimizando a sensação fria e impessoal dos ambientes corporativos através do intimismo. A presença do espelho d’água guarda essa intenção, executado em lâmina de porcelanato da Alicante. Os demais acabamentos especiais acolhem e imprimem requinte, como o piso em madeira de demolição, o carpete em placas, os tecidos e persianas (todos da Fort Corporativo). Outro destaque dos 363m² está na sala com uma mesa de reuniões multifuncional, automatizada na parte central - ao ser elevada, possui entrada para diversos dispositivos. Uma das paredes foi substituída pelo vidro inteligente da Intelligglass, que acaba de chegar ao Brasil. Com apenas um toque, ele fica opaco ou totalmente transparente, além de servir como projetor.

 
 C.R Concept
C.R Concept
 
Escritório do Diretor de Jornalismo - João Armentano assina este ambiente de 185,2m², concebido para um profissional que passa a maior parte do dia no escritório. Por isso, explorou o conforto e a funcionalidade em um espaço com poucos móveis e estrategicamente posicionado, que permite o domínio visual da redação. A sala de reuniões recebe peças italianas, piso com grandes placas na cor preta e revestimentos com texturas de concreto e madeira. A grande mesa na cor verde esmeralda é elemento de contraste, também pela forma inusitada. A laje e todas as tubulações ficaram aparentes, e a iluminação adquire diferentes volumes graças às telas tensionadas.

 
Serviço


Casa Office 2012
De 26 de novembro a 07 de dezembro
De segunda à domingo, das 11h às 20 horas
Cidade Jardim Corporate Center - Continental Tower
Av. Magalhães de Castro, 4.800
Estacionamento no logal (R$ 30,00)
Mais informações: http//www.casacor.com.br/casaoffice


Fonte: Revista Exame, Casa Cor, Casa Office, arquivo pessoal
Fotos: Rafael Renzo