segunda-feira, 16 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO REÚNE PEÇAS PREMIADAS

DO DESIGN BRASILEIRO

A 4ª edição do IDEA/Brasil reuniu, em agosto do ano passado, objetos e fotos de produtos criados por alguns dos melhores profissionais do design nacional. Tinha de tudo: de carros a peças de decoração e eletrodomésticos que fazem parte do dia a dia. No total, foram expostos 88 produtos premiados na quarta edição do IDEA/Brasil, o mais importante concurso de design do País.

Divulgação

Carro conceito foi feito com a ajuda de internautas: ouro no Brasil e bronze nos EUA.
Banco People. Projeto do Maranhão, assinado por João Raposo, foi campeão na categoria Casa

"Eles foram selecionados entre os 400 inscritos deste ano", conta Joice Joppert Leal, organizadora do evento. Entre as categorias estão Casa, Comerciais & Industriais, Transporte e Escritórios.
A premiação nacional é um braço do evento mãe, o International Design Excellence Award (IDEA), que existe nos Estados Unidos desde 1980. Uma década depois, o evento ganhou prestígio internacional e hoje reúne profissionais de todo o mundo. O Brasil, porém, foi o único país escolhido até agora para receber parte do evento. E os selecionados na premiação nacional também concorrem lá.

Os inscritos concorrem aos prêmios ouro, prata e bronze de cada categoria. Da edição brasileira, saíram 20 ouros. Entre eles está uma mesa projetada no Maranhão que dá a impressão de poder sair andando sozinha a qualquer momento. Isso porque o designer João Raposo, sócio do escritório Quadrante, substituiu os tradicionais pés por um conjunto de pernas esculpidas. É uma das peças lúdicas do concurso.

A Fiat foi campeã na categoria Design de Estratégia, com o Mio. Trata-se de um carro conceito, criado a partir de ideias mandadas por mais de 2,6 milhões de internautas, de mais de 160 países. É o primeiro carro criado com a participação de eventuais usuários, que deram sugestões do que seria um carro ideal para o futuro. O Mio ainda ganhou bronze na disputa internacional nos Estados Unidos.
Outro vencedor foi o Bar Número, nos Jardins. O projeto, assinado por Isay Weinfeld, levou bronze na categoria ambiente. Ao todo, dez brasileiros se deram bem lá fora. Mas nenhum trouxe para a casa o ouro.

O IDEA funciona como uma espécie de selo de qualidade mundial. Apesar de não ter prêmio em dinheiro, ele dá exposição na mídia e, consequentemente, favorece novos negócios e parcerias aos designers.

"Inscrevi meu projeto, porque preciso viabilizá-lo comercialmente", diz João Marcos Della Rosa, de 48 anos, de Blumenau. Ele ganhou ouro no Brasil com o projeto de um tecido de algodão que pode ser usado como adesivo na parede. "É o primeiro modelo em algodão feito com estampa digital", diz.

Há também uma categoria Estudante. Nela, o campeão foi William Yoshio Kimura, de 27 anos, que inscreveu seu projeto de conclusão de curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Kimura deu nova cara a um equipamento comum em escritórios - o bebedouro de água com garrafão azul de plástico. "Ele foi parar na parte inferior do bebedouro para facilitar a recarga", explica. "A água é bombeada com um compressor para cima. E a torneira é regulável. Queria facilitar o acesso a portadores de deficiência."


CONFIRA OS VENCEDORES
Casa: João Raposo, Ana Lúcia Orlovitz, Júlio Bertola, Olavo Machado Neto, Oswaldo Mellone
Comerciais e Industriais: Felipe Garcia
Ambientes e Design de Serviços: Ana Couto
Design de Estratégia: Crama Design Estratégico, Thiago Colares, Future Brand BC&H e Fiat
Estudante: Matheus de Luca Moreira Pinto e William Yoshio Kimura
Escritórios e Informática: Dari Beck
Transporte e Pesquisa: Fiat
Têxtil: João Marcos Rosa
BAR NÚMERO. O projeto de Isay Weinfeld: ouro no Brasil e bronze nos EUA.














Fonte: Valéria França/O Estado de S.Paulo - Agosto/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário