segunda-feira, 28 de maio de 2012

DO LIXO AO LUXO: O QUE É POSSÍVEL NAS MÃOS DE UM DESIGNER DE INTERIORES

Nós, designers de interiores, não fazemos milagre, mas, muitas vezes, chegamos quase lá. No caso de mostras de decoração, a transformação pela qual passa um ambiente depois da intervenção de um designer – ou vários - é tão grande, mas tão grande, que quando vemos as fotos do “antes” e do “depois” é difícil acreditar que a beleza e o luxo um dia foram feiura, sujeira e lixo. É como se Deus desse uma mãozinha e aquele ambiente ficasse na medida exata da felicidade que cada um busca encontrar na vida. Não é exagero, não!
É claro que não são apenas designers os responsáveis pela transformação. Também contam – e muito - engenheiros, arquitetos, restauradores, paisagistas, agrônomos. E não podemos esquecer daquelas pessoas “invisíveis”, que fazem tudo acontecer: pedreiros, carpinteiros, marceneiros, jardineiros, eletricistas, encanadores e por aí vai.
Veja aqui três exemplos de Antes e Depois selecionados na Campinas Decor 2012, a maior mostra de decoração e designer de interiores do interior de São Paulo.

O primeiro deles é o Spa e Banheiro Masculino, que foi totalmente modificado pela arquiteta e urbanista Luciana Carvalho e pela designer de interiores Patrícia Fernandes. 

SPA E BANHEIRO MASCULINO - ANTES

 

 

SPA E BANHEIRO MASCULINO - DEPOIS








O segundo ambiente que eu selecionei foi a Sala da Lareira, que foi mofificado pela arquiteta e designer de interiores Patrícia Forte e pela designer de interiores Vanessa Proença.

SALA DA LAREIRA - ANTES
 





SALA DA LAREIRA - DEPOIS
 






No caso da Sala da Lareira, as profissionais se pautaram em quatro pontos básicos:
  1. Integração de um ambiente contemporâneo com uma edificação antiga (elas mantiveram parte do telhado original aparente);
  2. Fuga do convencionalismo: em vez de uma lareira fixa à parede, optaram por várias lareiras móveis espalhadas pelo ambiente e, ao mesmo tempo, interagindo com ele e seus usuários;
  3.  Criação de dois ambientes: um mais masculino e outro mais feminino, para melhor integração dos membros da família;
  4. Conforto térmico: como o frio não é um dos pontos fortes do Brasil, a necessidade de lareiras é pontual e a opção pelo uso de lareiras móveis (versáteis, portanto) se dá justamente por isso. Assim, seu uso é  otimizado durante um maior período no ano.O manuseio é fácil e não precisa instalação (funciona com álcool).

O terceiro ambiente é o Café Decor, assinado pela arquiteta e urbanista Mariana Oliveira e pela arquiteta e designer de interiores Mariana Adão. Mofo e infiltração foram só um pedacinho dos muitos problemas que as duas tiveram que resolver - e o fizeram muito bem. As fotos do "antes" revelam um ambiente desolador, abandonado. Com o projeto das profissionais, o que era uma marquise tomada por mato transformou-se num espetáculo para os olhos. Delícia tomar café e descançar nos macios sofás que a dupla escolheu, emoldurado por uma grande tela da artista plástica Maria Isabel Santos. Note que o mesmo tema da tela se repete nas almofadas. O paisagismo é de Claudia Casella. Ponto para essas meninas de valor.

    CAFÉ DECOR - ANTES





    CAFÉ DECOR - DEPOIS






Fonte das fotos: profissionais dos ambientes e acervo pessoal desta designer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário