segunda-feira, 14 de maio de 2012

UMA CASA QUE DANÇA

CONFORME O SOL

Projeto será apresentado durante competição de arquitetura, em Madri, na Espanha

Teto da casa se move de acordo com a orientação solar
Foto: Reprodução internet
Teto da casa se move de acordo com a orientação solar (Reprodução internet)

Imagina morar numa casa com um teto que dança conforme a posição do sol? Pois lá em Portugal, um grupo de estudantes da Universidade do Porto não só imaginou como desenvolveu o projeto “Casas em Movimento”. A habitação, que será montada pela primeira vez em setembro, durante a competição “Solar Decanthon”, em Madrid, foi concebida em 2008 para reagir ao movimento do sol, seguindo-o ao longo do dia para recolher energia, além de garantir um maior aproveitamento térmico e de iluminação.

E como é que o teto dança, afinal? São dois movimentos, combinados, de rotação, feitos sobre a própria casa em função da energia solar. O conceito obedece a um "efeito girassol", pois a habitação está sujeita a movimentos combinados de rotação (painéis e casa), em função do percurso do sol. Ou seja, ela rodará aproximadamente 180º, de nascente para poente (seguindo o conceito natural de fototropismo, à semelhança de um girassol). E tudo isso sem perder de vista o design do imóvel, que tem traços contemporâneos. A ideia, aliás, surgiu com o objetivo de entender como funciona os painéis fotovoltaicos.

Segundo o idealizador do projeto, o estudante Manuel Vieira Lopes, as “Casas em Movimento” representam uma nova geração de residências sustentáveis e autossuficientes, aproveitando o potencial solar (fonte de luz e calor) para satisfazer as necessidades energéticas do cotidiano. E tem mais: elas podem ter seu tamanho alterado em função das necessidades do proprietário. A ideia é comercializar este tipo de construção e explorar os tipos de tecnologia que se desenvolvem em Portugal.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário