quinta-feira, 30 de agosto de 2012

50 VERSÕES CELEBRAM

OS 50 ANOS da EGG

Icônica peça de Jacobsen ganha mostra no MuBE

 



  (Foto: divulgação)
Não é exagero afirmar que qualquer lista das peças mais importantes da história do design que pretenda ser séria deve, obrigatoriamente, incluir a poltrona Egg, possivelmente perto do topo do ranking. O icônico móvel, criado por um autor de ícones em série – o dinamarquês Arne Jacobsen –, comemora, neste ano, meio século de existência. Para celebrar a data, o artista plástico Tal R – que já decorou até a casa de inverno da família real dinamarquesa – customizou 50 exemplares da peça, que ficarão expostos no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, em São Paulo, a partir desta sexta-feira, 31 de agosto de 2012.
 
A mostra comemorativa apresenta diferentes versões da imponente Egg, customizadas com o colorido patchwork de tecidos garimpados em diversos pontos do globo, como Istambul, Berlim e Nova York, além de lojas de móveis vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel. “O objetivo era fazer uma poltrona que contasse múltiplas histórias. Os pedaços de tecido tinham de ser cheios de vida. Deveria parecer um pouco com as feitas artesanalmente”, explica o artista, israelense de nascimento, mas radicado em Copenhague.
 
A coleção, que rodou o mundo em exposições em museus, galerias e lojas conceituais, procura incorporar uma dimensão inconsciente ao design. É que as poltronas ganharam nomes curiosos, inspirados em Sigmund Freud, de quem Tal R é fã: Martha (esposa do pai da psicanálise), Irma (nome de um dos sonhos analisados de Freud) e Adler (amigo próximo, médico e psicólogo de Freud). Cada nome foi escrito por baixo, e cada cadeira, assinada pelo artista, já que o nome da cadeira (“ovo” em português) significa, na linguagem do pai da psicanálise, um símbolo das forças da reprodução e da habilidade de criar novas vidas.
 
Egg Chair e Tal R
Local: Museu Brasileiro da Escultura – MuBE
Endereço: avenida Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo
Data: de 31 de agosto a 23 de setembro
Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada franca
  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)


Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário