terça-feira, 29 de maio de 2012

COMO FAZER UMA LUMINÁRIA LINDA
DE COPINHOS DESCARTÁVEIS

A criatividade é algo fantástico! Quem diria que copos descartáveis poderiam se tranformar nesta bela luminária?

Ter uma luminária de teto é algo bem legal para certos ambientes. Se você vai dar uma festinha, por exemplo, também pode ser uma boa pedida fazer esta peça para deixar no chão. Nada mais é do que uma luminária feita com copos descartáveis, desses que você encontra em qualquer supermercado. Veja o passo a passo e ponha a mão na obra. Fica linda! O efeito é ainda mais legal. Você pode colocar lâmpadas coloridas, desde que sejam frias, para não derreter o copinho.
Eu fiz a minha e coloquei no jardim embaixo da escada. Em vez de lâmpada fria, usei um fio comprido de lampadinhas de Natal, que estava dando sopa. Neste caso, não feche totalmente o círculo. Deixe um vão para que a luminária pare no chão.
Vamos ao passo a passo para entender como se faz:

Materiais necessários:
- Grampeador

- Copos descartáveis (mais ou menos 200/250 unidades, pequenos ou do tamanho de um copo americano. Aí vai depender do tamanho que você quer a luminária. Quanto maior o copo, maior a luminária; quanto menor...). Pode ser leitoso ou transparente, você escolhe;

- Lâmpada fria, daquelas econômicas, para não queimar o copinho. E também pode ser aquelas lampadinhas de Natal, que você encontra por metro. É só colocar dentro da luminária (nesse caso, de chão) e ligar na tomada.


 Como fazer

Pegue o grampeador e grampeie três copinhos, na borda e no fundo. Veja a foto para se basear. O importante é ter cuidado para não rasgar o copinho.

Se quiser, no lugar do grampeador para prender os copinhos, você pode usar aqueles clips bacaninhas de escritório. É bom porque tem de diversas cores e dá outro efeito à luminária. Não fica tão "cool" ou "limpa"; fica... como diria... muito interessante.
  

Desta mesma maneira, é só ir grampeando (ou clipando) até formar uma esfera. Não se preocupe: a própria forma do copinho já forma uma esfera, ou uma figura geodesica. Vai por mim, faça com cuidado e verá que no final tudo dará certo.


Quando estiver perto do fim, deixe uma abertura de um tamanho adequado para que a lâmpada possa passar instalada em um soquete, na ponta de uum fio, preferencialmente roliço e na cor branca. É bom que você compre um fio que seja próprio para luminárias de teto. Você encontra em lojas de materiais elétricos.

Para a lâmpada não encostar-se aos copos, meça o comprimento do fio corretamente para que ela se posicione no centro da esfera. Dê um nó no fio e entre o nó, passe uma madeirinha fininha, para apoiar por dentro o fio a correta distância da lâmpada. Não use lâmpada que tenha potência equivalente a mais que 60wats.


Espero que tenha gostado. Achei este passo a passo no blog Home Boxer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só queria saber se não existe risco de com o calor da lâmpada aquecer os copos e acaba de retendo ou até mesmo pegar fogo.??

Postar um comentário